O Beleza Pura foi nosso veleiro de 2012 a 2018 e foi o barco onde realmente aprendi a vela oceânica. É com ele que fiz a maioria dos vídeos e relatos de travessias que temos aqui no site.

Nosso antigo barco, Beleza Pura, era um veleiro do tipo “sloop”, modelo Velamar 34, ou seja, tem 34 pés, construído em 1988. O Velamar foi uma famosa série de veleiros fabricados pela Carbras-Mar durante as décadas de 70 a 90. Foi projetado por Antonio José Ferrer, o “Tuzé”, para ser um veleiro de cruzeiro mas rápido e regateiro, digamos que um meio termo entre um barco confortável o bastante para passeios mais longos porém com o puro sangue das regatas ainda correndo nas veias. E olha, conseguiram chegar muito bem nessa combinação!

Propagandas do Velamar 34 na década de 80.

Com 8,20 m de linha d’água, ele tem uma velocidade de cruzeiro de 7 nós, veleja muito bem mesmo com ventos muito fracos e é um pouco arisco nos ventos mais fortes, mas uma delícia de velejar, muito responsivo por conta de seu leme largo e profundo. Muito navegador, a boca larga a meia nau encaixa na onda quando ele aderna, (aliás, ele aderna bastante, sempre escorrendo água pelos bordos) e navega sem bater.

Por dentro ele tem uma cabine central muito espaçosa e com pé direito relativamente alto com 1,85m. O Beleza Pura ainda tem uma característica que não era padrão de fábrica, a mesa do salão é rebatível, aumentando ainda mais o espaço disponível. Um camarote de popa também muito amplo, com uma cama de casal generosa, uma boa cozinha, com fogão de 2 bocas e forno pequeno, geladeira e pia com água doce pressurizada, outro camarote na proa com uma cama de casal um pouco menor e um banheiro a meia nau que é um pouco apertado, mas dá pra se virar bem, também com água doce pressurizada, inclusive água quente.

Desde que compramos o barco em 2012 fizemos muitas reformas nele, sendo as mais significativas nos últimos dois anos quando foram feitas velas novas, estaiamento novo, capotaria nova, fundo totalmente refeito e pintado, renovação na parte elétrica, motor totalmente refeito, dentre outras melhorias menores.

Como dá pra perceber, eu era um pouco apaixonado nesse barquinho!! rsrsrs…

Ficha Técnica

  • Modelo: Velamar 34
  • Estaleiro: Carbras-Mar
  • Projeto: Antonio José Ferrer
  • Ano de fabricação: 1988
  • Versão: Oceânico
  • Comprimento: 10,42 m – 34 pés
  • Linha d’ água: 8,20 m
  • Boca: 3,50 m
  • Calado: 1,80 m (leve) / 1,90 m (carregado)
  • Camarotes / banheiro: 2 / 1
  • Altura cabine: 1,85 m
  • Tripulantes: 7
  • Tanque de água: 240 litros
  • Tanque de Combustível: 60 litros
  • Velocidade cruzeiro: 7 nós
  • Material do casco: Fibra de Vidro
  • Deslocamento: 4300 kg
  • Origem: Brasil

Motor Volkswagen / Control Diesel

Potência: 48 hp

Totalmente refeito e retificado em 2016 pela Rafamec de Ubatuba.

Consumo: 1,7 litros/hora

Rotação e velocidade de cruzeiro: 2200 rpm / 5 nós

Vela mestra em Prolan tri-radial feita pela veleria Cognac em 2016, duas forras de rizo, talas inteiriças, 31,5 m² de área vélica.

Velas de proa:

  • genoa 150% em Prolan tri-radial feita pela veleria Cognac em 2015, com 26,8 m² de área vélica
  • genoa 100% em Dacron feita pela North Sails e reformada pela Cognac em 2016, com 16 m² de área vélica
  • balão assimétrico (gennaker) North Sails
  • Chartplotter B&G Vulcan 7 com cartas Navionics
  • Sonda de profundidade, velocidade e temperatura Airmar DST800
  • Estação de vento Triton
  • Chartplotter reserva Garmin 421s
  • Rádio VHF Apelco 4500
  • Piloto automático Autohelm 3000
  • Tudo alimentado por um banco de duas baterias de 150a, com recarregamento por 300 Watts de painéis solares semi-flexíveis, alternador de 30a no motor e carregador de cais Xantrex Powercharger 12/20-3.