By 7th dezembro, 2017 Travessias 2 Comments

Ubatuba – Ilhabela – Ubatuba (23 a 25/08/2013)

  • Milhas percorridas: 50
  • Embarcação: Beleza Pura – Velamar 34
  • Tripulação: Felipe Ferraz, Eduardo Soares e Pedrinho

Relato

Após o curso com o André, sentíamos que estávamos prontos para tentar nossa primeira travessia com o Beleza Pura. A escolha óbvia era Ilhabela: é o destino mais próximo a Ubatuba, geralmente temos condições de vento boa para fazer essa travessia, tínhamos amigos por lá, enfim, estava decidido, iríamos velejar até Ilhabela.

O Eduardo levou o sobrinho dele, Pedrinho, pra começar a curtir a vida a bordo. A travessia ia tranquila e basicamente sem vento até chegarmos próximos à Ponta das Canas, local onde sabidamente o vento sempre dá uma acelerada. Mas nós, em nossa inexperiência da época, não sabíamos disso e não estávamos preparados pra isso, mantivemos todo o pano em cima e sinceramente não conhecíamos ainda tanto o nosso barco em condições mais duras assim, resultado: em uma manobra infeliz durante uma rajada mais forte rasgamos uma parte da vela mestra e perdemos uma das talas… paciência, começávamos a aprender que o veleiro tem seus limites e que é muito importante conhecê-los bem e saber responder rápido aos seus pedidos de socorro.

Passado o susto e a adrenalina, conseguimos velejar até a Praia do Jabaquara (onde quase fomos comidos vivos por borrachudos assassinos), na parte norte da ilha, onde ancoramos e descansamos um pouco enquanto esperávamos o vento dar uma diminuída. Depois disso fomos para o Saco da Capela onde pegamos uma poita e curtimos dois dias maravilhosos na Ilhabela, com direito a velejada até a praia do Curral para almoçar lá e no domingo retornamos a Ubatuba.

Ilhabela já começaria a deixar saudades no Beleza Pura! Foi difícil chegar, mas mais difícil sair! Uma ilha com toda a estrutura náutica necessária, uma cidade belíssima, cheia de bons restaurantes, barzinhos (até com cervas especiais!!) lugares charmosos, banheiros públicos super limpos, etc… Impressionante realmente! Estrutura de turismo nota 10! Prometemos que iríamos retorna muito em breve!

 


2 Comments

  • Giancarlo bordonalli 09/08/2019 at 09:41

    Bom dia gostaria de saber que preço fica a travessia de Ubatuba para ilha bela, e se é ida e volta.?? Pois teria que deixar o carro em Ubatuba…

    Responder

Leave a Comment